Biodiversidade e Novo Paradigma*
Leonardo Boff
Três são os inimigos principais da biodiversidade: o modelo de produção e consumo imperante, a monocultura e a espécie humana.
O modelo imperante, é imperioso repeti-lo, é devastador dos recursos naturais e é consumista. A Terra não aguenta mais esta sistemática agressão e dá sinais claros de estresse. Ela já está se vingando como o tem mostrado James Lovelock no seu recente e alarmante livro "A vingança de Gaia". Haja vista o aquecimento do Planeta, as perturbações climáticas e a escassez de água potável.
A monocultura é contrária à lógica da natureza que sempre consorcia todo tipo de formas de vida, permitindo que uma espécie ajude a outra a sobreviver e, ao mesmo tempo, se mantenha o equilíbrio dinâmico de todo o processo natural.
O mundo é dominado pela monocultura do arroz, do trigo, da soja, do milho, do eucalipto, dos cítricos, do gado, das galinhas e outros. Cada implantação de uma monocultura significa um verdadeiro assassinato de espécies vivas, de insetos e microorganismos. Junto com a monocultura vêm os agrotóxicos para garantir e aumentar a produtividade.
O terceiro inimigo é a espécie humana. Ela é uma entre milhares de outras. Mas seu triunfo foi o de disseminar-se sobre todo o Planeta, como uma verdadeira praga, adaptando-se a todos os ecossistemas e submetendo a seus interesses todas as demais. Ocupou 83% do Planeta, mas de forma destruidora. Fez do Jardim do Éden um matadouro como disse o mestre da biodiversidade Edward Wilson. As religiões, os tabus, os preceitos éticos e a ciência foram até hoje insuficientes para impedir e limitar a violência humana contra a natureza. O meteoro rasante hoje se chama ser humano.(...)
*Artigo publicado no jornal Correio Popular, de Campinas, em 24 de março de 2006.

Nenhum comentário:
Postar um comentário